1% Reflexões: Um dia de silêncio em casal 

Só tem um jeito de descobrir o que te faz bem e faz crescer, experimentando. Lançamos com esse texto uma série que relataremos experiência e experimentos pessoais que tivemos que nos ajudaram a crescer. No texto abaixo convidamos a Ana Anunziato (parceira do Rafa) para contar como eles fizeram durante a quarentena um retiro de silência caseiro e seus aprendizados.  

“Faz 25 dias que eu e o Rafa estamos trabalhando de casa e estamos aprendendo a organizar a nossa nova rotina, passeios com a Francisca (nossa cachorra) em horários com menos gente nos parques, reuniões via Skype em um quarto enquanto o outro está em reunião na sala, revezamento de quem faz o almoço e café no balcão da cozinha no meio do dia com o novo colega de trabalho. A nossa rotina mudou e nosso mini-apartamento se transformou em duas empresas com escritórios espalhados pelo mundo e a gente assumindo papeis que antes a gente nem imaginava…  

Não foi só no trabalho que nossa rotina mudou, ficar em casa por tanto tempo fez a gente pensar em coisas que gostaríamos de fazer mas que nunca tivemos tempo ou que sempre parecem ser um sonho bem distante….Eu sempre tive a vontade de fazer um retiro espiritual na Índia e então decidimos que essa final de semana seria ideal para isso, acordaríamos e praticaríamos Yoga pela manhã seguida por horas de meditação e tudo em silêncio. Não poderíamos falar nada durante aquele dia (ele adorou a ideia, eu falo pra caceta!) e nem poderíamos usar nossos celulares, combinamos que acordando no sábado nossa rotina seria a de um retiro de silêncio.  

Acordamos sábado pela manhã MUDOS, não rolou nem um bom dia, cada um se recolheu no seu canto, fez seu café e não se comunicou, eu comecei minha yoga seguida de meditação e na sequência leitura de um livro que estava há séculos na estante. Com o silêncio comecei a notar que minha mente estava mergulhada em um turbilhão de pensamentos, ideias e sentimentos, eu tinha tanta coisa para falar naquele momento. Voltei para a meditação e comecei a limpar meus pensamentos e ver que muita coisa não necessita ser pensada, muito menos falada!  

Na correria da nossa vida a gente não nota como pensamos, falamos e vivemos no automático, até que um dia acontece alguma coisa que faz a gente repensar a nossa vida e a importância que a gente dá para ela, queria dividir alguns aprendizados com essa experiencia:  

  1.  Sempre idealizamos nossa felicidade, a gente imagina que seremos felizes no dia que estivermos naquele lugar especial, com aquela pessoa especial, com segurança, saúde e que quando aquele dia chegar, finalmente seremos felizes. A felicidade está onde nossa mente está e não o nosso corpo físico.  
  2. Sim, é possível realizar seus sonhos independentemente de onde você estiver. Não preciso ir para Índia para fazer um retiro. Seria legal se eu fosse? Muito! mas nada me impede de ter uma experiência similar em qualquer outro lugar.  
  3. Fale menos e escute mais, o silêncio tem coisas excelentes para te ensinar.  
  4. Aprenda a utilizar seu tempo, redes sociais só o roubam de você, tem coisa mais interessante acontecendo no mundo, ohhhhhh se tem!  
  5. Permita-se tentar coisas novas, o mundo do jeito que a gente conhece vai mudar e ter medo de tentar coisas novas, não vai te ajudar nesse momento.  

Em tempos de incertezas e briga no mercado por papel higiênico é fácil bater aquela ansiedade. A gente não sabe se vai ter emprego amanhã, se estaremos saudáveis ou se as pessoas que amamos estarão presentes. Nós realmente não sabemos o que vai acontecer amanhã… nunca foi tão importante viver um dia de cada vez e aproveitar o nosso tempo. Tentar novas coisas e fazer as coisas de um jeito diferente vai fazer com que a gente esteja mais preparado para essa mudança. O silêncio pode ser uma ferramenta muito útil, vale a pena testar.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: